Desde o dia 07/02/2022 a Grécia suspendeu as restrições de entrada no país. Agora, cidadãos do mundo todo – incluindo o Brasil – vão poder viajar a turismo. Para entrar, porém, é necessário estar 100% vacinado(a) contra a COVID-19.
As seguintes vacinas são aceitas: Pfizer, Moderna, AstraZeneca/Oxford (Vaxzevria/Covishield), Janssen, Sinovac/Coronavac, Sputnik, Convidencia, Sinopharm e Covaxin. Ou seja: todas as vacinas aplicadas no Brasil estão liberadas.
Assim como o certificado de vacinação, os(as) turistas terão de portar teste PCR com resultado negativo, feito até 72h antes do embarque, ou, então, teste rápido (antígeno), até 24h antes da chegada. Ao mesmo tempo, devem comprovar a contratação de seguro-viagem com cobertura para COVID-19.
Além disso, os(as) viajantes têm de preencher um formulário digital antes de embarcar, compartilhando informações pessoais e sobre a viagem em si. Ao final, ocorre o envio por e-mail de um QR Code. Guarde-o, pois ele terá de ser apresentado na chegada à Grécia.
Vale ressaltar ainda que todas as pessoas que chegam ao país podem estar sujeitas a teste molecular obrigatório aleatório (PCR) ou teste rápido de antígeno. Em caso de recusa, as autoridades reservam-se o direito de negar a entrada. A seleção é feita por meio de um sistema de amostragem direcionada, com a aplicação de um algoritmo sanitário para a melhor observação e blindagem epidemiológica do país.
Em caso de resultado positivo na chegada à Grécia, passa a valer uma quarentena de cinco dias (sob supervisão) em casa ou em uma residência temporária designada pelas autoridades. O isolamento começa no dia seguinte ao diagnóstico positivo. Após os cinco dias, se os sintomas diminuírem e não houver febre por 24h sem o uso de antitérmicos, a quarentena chega ao fim.
Por outro lado, caso a febre persista, os(as) viajantes devem continuar em isolamento até que desapareça por completo. Estas pessoas deverão usar máscara respiratória de alta proteção (FFP2 ou N95) ou uma combinação de duas máscaras por pelo menos cinco dias após a liberação da quarentena.
Fonte: Panrotas